12.5.05

Esta Voz...


Por mais que eu queira ou não queira
salta-me a voz para a cantiga.
Por mais que eu faça ou não faça
quem manda é ela, por mais que eu diga.
Por mais que eu sofra ou não sofra
ela é quem diz por onde vou.
Por mais que eu peça ou não peça
não tenho mão na voz que sou.
Mesmo que eu diga que não quero
ser escrava dela e deste fado.
Mesmo que fuja em desespero
ela aparece em qualquer lado.
Mesmo que vista algum disfarce
ela descobre-me a seguir.
Mesmo que eu chore ou não chore
voz que eu sou desata a rir.
Por mais que eu quisesse ter
só um minuto de descanso.
Por muito que eu lhe prometesse
voltar a ela e a seu canto.
Por muito que eu fizesse juras
a esta voz que não me deixa.
Perguntou sempre tresloucada:
"Eu já te dei razão de queixa".
Por muito que eu apague a chama
ela renasce ainda maior.
Por muito que eu me afaste dela
fica mais perto e até melhor.
Por mais que eu queira entender
a voz que tenho é tão teimosa.
Por mais que eu lhe tire a letra
faz por esquecer,
e canta em prosa.

(Letra - Fernando Tordo)